Jovens debatem violência de género e no namoro através da arte
A equipa do Projeto Mudanças com Arte II, da União de Mulheres Alternativa e Resposta - UMAR realizou o Seminário do Projeto Mudanças com Arte II, no dia 12 de Junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Este evento teve como protagonistas as/os jovens de várias escolas da zona do Porto, as/os quais debateram a violência de género e violência no namoro através de várias expressões artísticas.
O Seminário decorreu durante todo o dia e contou na sessão de abertura com a presença da Presidente da UMAR, Professora Doutora Maria José Magalhães; do Diretor Regional da Direção Regional de Educação do Norte (DREN), Professor Doutor João Grancho; Delegado Regional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Dr. Manuel Albano, do Presidente da Confederação da Associação de Pais, Dr. Albino Almeida; da Coordenadora da Licenciatura de Psicologia do ISMAI, Professora Doutora Sofia Neves e da Coordenadora do Projeto Mudanças com Arte II, Mestre Cecília Loureiro.
A apresentação dos trabalhos foi dividida em cinco painéis com diversificadas formas de arte, que passam pelo teatro, pintura, vídeo, dança, rapp. Esta panóplia de trabalhos revelou a diversidade de talentos encontrados nas escolas da zona do Porto. A articulação entre a reflexão sobre as desigualdades de género e a arte ficou aqui patente. Todas as sessões tiveram o comentário de especialistas nas áreas da educação e da igualdade de género.
O Seminário encerrou com a presença da Coordenadora da Escola de Baguim, Dra. Margarida Ferreira; da Coordenadora da Escola de Fânzeres, Dra. Maria do Céu Torres, do Presidente da Associação de Profissionais da PSP, Dr. Paulo Rodrigues; da investigadora em estudos feministas, Professora Doutora Manuela Tavares e da Coordenadora do Projeto Mudanças com Arte II, Mestre Cecília Loureiro.
O Projeto Mudanças com Arte II, teve início em Janeiro deste ano, foi implementado por 5 técnicas/os em cinco escolas da zona do Porto, envolvendo 28 turmas e 609 estudantes do 3º ciclo. O objetivo central deste projeto é a prevenção para a violência de género e a violência no namoro, visando a promoção dos Direitos Humanos. Pretende-se incutir nas/os estudantes uma visão mais inclusiva e diversificada, a qual se materializou num trabalho final de âmbito artístico, levando a que cada estudante seja promotor da própria mudança social.